10 YOUTUBERS NEGROS! - REPRESENTATIVIDADE | Nº 2

Fotografia por: João Barreto
   
Vou começar esse post com um alerta: Alerta de pessoas maravilhosas fazendo trabalhos maravilhosos e que podem empoderar muitas pessoas e por isso resolvi indicá-las. Vamos espalhar amor e alegria? Vamos sim!

Como mulher negra, é fácil eu identificar que em todas as mídias, é difícil encontrar pessoas negras para nos representarem, e representação importa e importa muito. Se você estava procurando vloggers que levam a militância negra a sério, chegou ao lugar certo. Irei indicar 10 vloggers que encantam e espalham empoderamento por esse youtube gigantesco.  

1. PH Cortes


P.H. é um menino de apenas 13 anos que, com a ajuda da família e incentivo dos mesmos, começou a usar o youtube para incentivar o empoderamento negro. Seu canal do youtube já existia, porém, esse era usado apenas para a diversão do menino. Aos 13 anos, e incentivado pela família, P.H. começou a falar sobre os heróis negros brasileiros. Isso mesmo, com apenas 13 anos, P.H. conta a história esquecida dos nossos heróis negros que muitas vezes são invisíveis para os livros de história e para as nossas escolas.

2. Muro Pequeno


Sou suspeita pra falar, mas eu amo o Murilo de todo o meu coração. Murilo, em seu twitter se apresenta como negro, gay e... cristão. Agora olhem que mistura excêntrica! Murilo é militante negro, LBGT e, para um combinho de desconstrução e afronta, é cristão! Tem coisa melhor do que alguém que contraria todas as expectativas? Acho que não!

3. Carolina Monteiro


Carol é uma menina de 8 anos que fala sobre o dia-a-dia de uma criança negra. Sim, ela tem OITO aninhos e fala de criança para criança. Em um dos seus vídeos, Carol arrasa na resposta a atitudes racistas sobre o seu cabelo crespo. Com seus 8 aninhos, Carol já dá um banho de consciência. "Meu cabelo não é duro, duro é ter que ficar aguentando pessoas ignorantes falando que meu cabelo é duro."

4. Afro e Afins 


Nátaly Neri é mulher negra, feminista empoderada e apaixonada por moda. Em seu canal, Nátaly fala desde assuntos polêmicos como Apropriação Cultural, até vídeos onde ensina a fazer box braids, ou tranças de lã. Ela ensina sobre maquiagem, cabelo, moda, brechó, mas sem esquecer, em momento algum, a sua militância negra e feminina. Nátaly é um exemplo de negra que precisávamos no youtube para nos representar.

5. Soul Vaidosa


A Xan é uma das negras mais empoderadas desse nosso youtube brasileiro, eu tenho certeza. Foi com ela que eu descobri o feminismo negro e a militância. Foi graças a ela que eu comecei a militar. O vlog da Xan é fantástico. Lá, no vlog da Xan, existe um quadro chamado "Conversa com cachaça" onde ela aborda assuntos sobre a militância negra e feminismo, e normalmente assuntos polêmicos, onde ela chama um convidado para que converse com ela em um Hangout público. Acompanhe ela que é só amor! <3

6. Depretas por Gabi Oliveira


Gabi, em sua apresentação do canal diz que tem 24 anos, é estudante de Relações Internacionais e chama as alisadas, as trançadas, as com dreads, as cacheadas... ela chama todo mundo pra assistir seu canal. Não preciso dizer muito para que saibam que Gabi é mais uma empoderada do nosso youtube. Gabi, como a maioria dos citados acima, trata de militância negra e feminismo em seu canal, falando de assuntos polêmicos com uma pitada de humor. Gabi é séria, mas também é humorada. Gabi nos representa, não é mesmo?! 

7. Camila Santos


Cami é mãe, feminista e militante do movimento negro também. Em seu canal, Cami trata de assuntos variados, desde compartilhar seu cotidiano como mãe, até indicar filmes e falar sobre feminismo. Eu tenho uma admiração profunda por essa mulher, porque além de assistir seu canal, posso considerá-la amiga. Então assistam aos seus vídeos, ela é incrível!


8. Tia Má


Tia Má é rainha, né, mores? Sim, ela é. Tia Má solta o verbo quando o assunto é polêmica, sendo uma tia curta e grossa nos conselhos, do jeitinho que nós gostamos. Além do mais, Tia Má é também negra e empoderadíssima, fazendo vídeos simples e no ponto. É disso que a gente gosta!

9. Hyana


Parem e olhem pra essa mulher, me diz se ela não é maravilhosa. Agora assistam o vídeo sobre rivalidade feminina e me diz, rainha, né?! Sim, ela é! Hyana trata em seu canal também sobre feminismo e militância negra. Em seus vídeos, ela procura desconstruir seus inscritos sobre assuntos que estão tão impregnados na sociedade, que nós não percebemos. A rivalidade feminina é uma realidade e nós precisamos acordar.

10. Aline Custódio


Aline faz a diferença nesse nosso youtube branco. Ela é negra, faz vídeo sobre maquiagem para peles negras e samba na cara da sociedade racista. Em seus vídeos, Aline quebra com a barreira da maquiagem para as negras e nos mostra que há formas de maquiagens variadas para a nossa pele. Aline é maravilhosa. Quero amar Aline.

Me acompanhe também nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário de cunho ofensivo (preconceituoso, racista, misógino, classicista, elitista, gordofóbico, bifóbico, lesbofóbico, homofóbico ou transfóbico) será devidamente excluído.

Relicário Vasconcelos © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.